Eu vou lhe mostrar como fazer das escolhas erradas um trampolim para as suas conquistas, visto que somos e vivemos as consequências de todas as nossas escolhas do passado e, por isso, é necessário estar atento para fazermos das escolhas erradas um trampolim de desenvolvimento e transformação!

O que a perda dos meus óculos de grau tem haver com isso?

E a resposta é, TUDO!

Talvez você esteja se perguntando, como assim?

Como tudo aconteceu…

Na manhã do dia 19 de dezembro eu estava na praia do centro de Itapema com a minha família e alguns amigos e, para quem tem filho pequeno sabe como eles possuem uma energia as vezes não acaba.

Eu estava com minha filha Sophia de apenas 4 anos na água para ela poder brincar, as vezes com a prancha, outras com a boia e outras vezes eu sendo o brinquedo dela.

Uns minutos antes minha esposa havia me alertado sobre os meus óculos que eu ainda estava usando, mas como não era a minha intenção mergulhar, permaneci com ele. Até porque, a água estava apenas na altura dos meus joelhos.

Em um determinado momento um amigo estava brincando com a bola eu pedi para ele joga-la para mim, a qual eu devolvi em um lindo voleio. Saltei da água como se fosse marcar o gol da minha vida, girei com o corpo no ar e acertei a bola em cheio.

O que eu não pensei antes é que o meu corpo continuaria na inércia do movimento. Numa fração de um segundo, eu apenas encostei o meu rosto na água e o mar roubou os meus óculos.

Como assim, roubou?

Isso mesmo, ele foi muito rápido! Apenas encostei a minha face na água e os meus óculos foram tirados do meu rosto com muita precisão cirúrgica e com uma agilidade impressionante!

Deste episódio e por causa de tudo que se passou depois, eu tirei 6 consequências das escolhas erradas, mas também pude identificar a grande oportunidade.

Primeira consequência

Os outros te lembrarão da escolha que você fez!

Não demorou muito e escutei da minha esposa: “eu te avisei”. Mas não parou por aí, eu também tive que escutar da minha filha de apenas 4: “eu também disse para você tirar os óculos!”

Quando fazemos as escolhas erradas, seja no trabalho, em casa ou em qualquer outro ambiente, mesmo que as pessoas não falem, apenas o olhar delas irão te lembrar da grande besteira que você vez!

Segunda consequência

Você vai perder rendimento no que estiver fazendo!

Quando fazemos as escolhas erradas estaremos em um cenário que iremos gastar mais energia para entregar aquilo que deveríamos fazer.

Como eu não tinha uns óculos reserva e já estava trabalhando na programação de uma planilha para a escola de arte dos meus irmãos, eu tive que me empenhar para enxergar alguma coisa, aumentei as letras do computador, usei os óculos da minha filha e, mesmo assim, eu demorei muito mais para terminar o que estava fazendo.

Assim também poderá acontecer com você, pois, uma escolha errada implica em dedicar mais tempo para se alcançar aquilo que se está fazendo, visto que, terá mais trabalho, fará um percurso maior ou terá que ir mais devagar para se certificar de que não cometerá mais nenhum erro.

Terceira consequência

Você vai se incomodar

Se não for com você mesmo se cobrando, será com os outros ou com as circunstâncias.

Quando retornei para casa tive que usar uns óculos escuros, pois eram os únicos que estavam com o grau certo. Até tentei usar outros mais antigo, mas eu não consegui! O enjoo foi tão grande que tive que parar de usar.

Conviver com as consequências gera incomodo, pois nos faz lembrar o tempo todo da escolha errada.

Quarta consequência

Será mais custoso
O custo de uma consequência pode ser físico, emocional, financeiro ou de tantas outras maneira. O fato é que, não importa qual escolha errada você faz, sempre haverá um preço a ser pago depois.
No meu caso em específico, eu tive que mandar fazer as lentes em um tempo recorde, com um tipo de lente que normalmente eu não faria e ainda fazer os óculos definitivos, ou seja, eu tive que pagar para corrigir o problema gerado pela escolha errada.
E você, qual é o tipo de gasto por causa das suas escolhas erradas?

Quinta consequência

Você será julgado
Enquanto eu esperava pelos meus novos óculos continuei os com lentes escuras. Imagine a cena: entra na igreja, no seu trabalho ou em qualquer outro lugar fechado uma pessoa os óculos escuros e permanece com ele o tempo todo.
Enquanto eu estava lá as pessoas estavam me olhando, discretamente ou não, imaginando qual seria o motivo de estar daquele jeito. Ou a pessoa está com conjuntivite (como eu escutei), ou ela deve ter se envolvido em alguma confusão (está com o olho roxo), ou ela está se achando o George Clooney, ou, ou e ou.
A maioria das pessoas não vieram me perguntar o motivo e, por causa disso, ficaram com os seus próprios julgamentos, mas eu não sei quantas vezes tive que explicar!
E por causa disso, temos a…

Sexta consequência

Você terá que se explicar
Aos poucos as pessoas com os quais eu tenho mais intimidade vieram me perguntar por qual motivo eu estava usando os óculos escuros.
Talvez, você não tenha que se explicar tantas vezes quanto eu, mas acontecerá e terá se explicar com o seu líder, seus liderados, seu cônjuge, filhos ou outras pessoas.
Certamente, será mais um motivo pelo qual irá se incomodar, então, procure não ter apenas a resposta certa, mas, dependendo do seu contexto é necessário ter também as ações necessárias para que não cometer o mesmo erro!
Depois de todas entender todas estas consequências, eu perceber que, mesmo quando fazemos algo de errado temos a oportunidade de usa-lo para evoluirmos, por causa disso temos …

Uma Grande Oportunidade

Não erramos, ou acertamos ou aprendemos!
Independente de haver outras consequências ou não, você terá uma grande oportunidade que está relacionado com seu o aprendizado.

Fazer escolhas erradas somente terá valor para você ou para mim, se aprendermos algo com este evento, caso contrário, você ainda poderá ter uma sétima consequência, que será a repetição do mesmos erros em algum momento futuro da sua vida.

Quando refletimos sobre o erro, nos permitimos tomar consciência de nós mesmos, ou seja, podemos perceber como agimos e reagimos a tudo o que nos acontece e podemos decidir o que fazer com isso.

Tudo aquilo que não tomamos consciência e não prendemos com as circunstâncias terá a repetição como algo eminente. Agimos e reagimos a partir de um padrão pré-estabelecido, a partir de comportamentos adquiridos ao longo da vida.
Por isso, ao invés de se martirizar com os seus erros, passe a gerar aprendizado e ações concretas para que você possa se desenvolver.
Para isso siga os 7 passos para se conquistar:

Finalizando…

Tenho certeza que, fazendo isso, você alcançará grandes resultados em todas as áreas de sua vida.
➜ Quer receber os meus melhores conteúdos? Acesse aqui: https://becompletecoaching.com.br/index.php/zap/
➜ Quer fazer uma sessão de coaching gratuita? Cadastre-se aqui:   https://becompletecoaching.com.br/index.php/sessaoinicial/
➜ Está precisando de um palestrante ☛ https://ricardoyabiku.com.br
➜ Você ainda pode me encontrar ↴