O QUE É O COACHING, PARA QUEM É E QUAIS SÃO OS SEUS BENEFÍCIOS?

Saiba o que é o Coaching?

O Coaching te ajuda realizar as mudanças que deseja fazer, a ir na direção que você ir e a  tornar-se quem você quer ser. Além te de ajudar a construir a percepção que te fará realizar as melhores escolhas que te conduzirão a mudança esperada.

Você realizará o seu objetivo específico, ou seja, resolverá as questões financeiras, ou de relacionamento, ou familiar, ou espiritual ou qualquer outra que possa estar te atrapalhando.

Enquanto isso, diante da situação da sua roda da vida, trabalhará para melhorar aquilo que também pode estar te atrapalhando para realizar os seus desejos e sonhos.

Então utilizaremos um processo validado exaustivamente na prática, com uma quantidade de sessões pré-determinadas, utilizando-se de uma metodologia e de ferramentas de diversas áreas do conhecimento, com o principal objetivo gerar transformação, elevar a sua performance, gerar resultado muito mais rápido e muito mais efetivo.

Em média são 10 sessões de aproximadamente 1h que podem ser realizados presencialmente ou online de qualquer lugar do planeta.

Quem é que precisa de coaching?

Toda pessoa que deseja atingir objetivos, realizar o desenvolvimento pessoal ou profissional.

Verifique se você responde “sim” para algumas das perguntas abaixo:

  • Sua carreira está estagnada?
  • Não sabe o que fazer da vida ou não tem um plano para a sua carreira?
  • Está tendo baixa produtividade e efetividade no trabalho?
  • Não possui objetivos estabelecidos ou eles são dúbios?
  • Está estressado, frustado e desmotivado?
  • Não possui o reconhecimento que gostaria?
  • Não consegue ter o controle das suas finanças pessoais?
  • Sua comunicação com as pessoas do trabalho ou familiares não está funcionando?
  • Está tendo muito atrito no seu relacionamento?
  • Está com pouca tolerância?

Caso tenha respondido, o coaching pode lhe ajudar as ferramentas e técnicas necessárias para superar  as suas dificuldades atuais.

Quais são os benefícios do coaching?

Existem muitos benefícios que o coaching proporciona para o cliente, mas os principais são:

  • Desenvolve o autoconhecimento, melhora a autoestima e a autoconfiança
  • Desenvolve a inteligência e o controle emocional
  • Elimina crenças limitantes
  • Reduz o estresse
  • Desenvolve o foco no que é importante
  • Desenvolvimento de planos de ação que proporciona a alta produtividade nas tarefas diárias
  • Desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e capacidades
  • Fortalece o poder de decisão mais rápidas e assertivas
  • Aprimora a gestão de tempo e de atividades
  • Melhora na comunicação

Quais são os tipos de coaching?

Coaching pessoal

Coaching Financeiro

Focado no ajuste e organização financeira do cliente.

Coaching Espiritual

O Coach o auxilia a identificar suas crenças e valores, a reconhecer a sua missão e propósito de vida, a acreditar em si mesmo, a ter amor próprio, a superar limites e assim, deixar um legado positivo, seja em âmbito pessoal ou profissional.

Coaching de família

O objetivo de criar uma boa relação entre os integrantes da família

Coaching de relacionamento

O objetivo é auxiliar o casal a conhecerem-se a si próprio melhor, aprender como se comunicar assertivamente, ouvir na essência, ser mais flexível, menos julgador, e saber perceber os momentos certos para ser mais incisivo ou mesmo ceder.

Coaching profissional

Coaching de carreira

O Coaching de Carreira ajuda o cliente a reconhecer os seus pontos fortes e os que precisam ser desenvolvidos, trata as crenças limitantes, desenvolve a autoconfiança, para que possa fazer as escolhas mais assertivas em relação ao seu futuro profissional.

Coaching Espiritual

Nesse processo, são desenvolvidas as características essenciais para uma liderança eficaz, ou seja, o Coaching aprimora a comunicação, a percepção, a inteligência emocional, as técnicas de feedback, as habilidades e competências, a gestão do tempo, o foco e a motivação do gestor, para que então, ele seja capaz de desenvolver um plano estratégico, ações e metas condizentes, criar um ambiente organizacional seguro e acelerar os resultados da empresa.

O que não é coaching?

É muito importante que não haja confusão na hora de contratar um profissional, por isso, você precisa saber qual a sua necessidade. Abaixo estão destacados as atividades que não são coaching:

Mentoring

Nesta atividade o profissional mostra para o seu cliente como deve ser feito de acordo com a sua própria experiência.

Aconselhamento

O profissional desta área ajuda o cliente a resolver o problema, dando-lhe conselhos em relação ao que fazer.

Terapia

É a atividade realizada que tem como principal função encontrar um alívio dos sintomas psicológicos ou físicos.

Treinamento

O profissional que domina o conhecimento e habilidades para gerar conhecimento através do estudo.

Consultoria

É a atividade realizada por um profissional com o conhecimento específico e que executa a atividade para o seu cliente.

Ensino

É a atividade de transmissão do conhecimento do professor para aluno.

Qual o papel do Coach?

O Coach é o profissional capacitado e certificador instituições devidamente reconhecida pelos órgãos mundiais de Coaching.

Ele tem o papel de ajudar as pessoas e as empresas a alcançarem resultados extraordinários de forma rápida, objetiva e eficiente.

Para isso, ele utiliza métodos, técnicas e ferramentas que passaram por ampla validação e muitos por comprovação científica.

Quais são as obrigações do Coachee?

O Coachee é o cliente do Coach.

É o individuo que para passa pelo processo de Coaching, com o intuito de alcançar o seu objetivo de forma rápida, assertiva e com eficiência.

Neste processo o Coachee vive uma intensa e poderosa evolução sendo que, para isso, deve estar consciente e apto a permitir-se ser ajudado.

Como é o processo de coaching?

O processo de Coaching acontece em um formato comprovado exaustivamente na prática, com início, meio e fim.

Onde o Couch tem a função de conduzir, estimular, apoiar e despertar o seu Coachee, para que ele possa atingir o máximo do seu potencial, atingindo os seus objetivos de forma rápida e eficiente.

Normalmente, o máximo de sessões são 10 ou 12, sendo que elas acontecem periodicamente, podendo ser semanal, quinzenal ou mensal, com duração de 1 a 2 horas, sendo flexível à ponto de ser adaptado as necessidades do Coachee, a complexidade das atividades da sessão, das tarefas a serem executadas pelo Coachee ou do acordo realizado entre as partes.

O Coaching também pode ser aplicado em um grupo de pessoas que possuem em comum um mesmo objetivo profissional, organizacional ou pessoal. Promovendo a troca de experiências e conhecimento entre os participantes.

Neste caso, o Coach utiliza técnicas e ferramenta específicas para o trabalho em grupo, pois precisa gerar um aprendizado em grupo, mas um desenvolvimento individual, para que se possa atingir o objetivo do grupo.

Quando o coaching ocorre de forma individual, os encontros podem ser presenciais ou online.

Quando são presenciais, pode ser realizado nos mais diversos lugares, como no escritório do Coach, em co-workings, na casa ou escritório do Coachee, em praças ou áreas abertas, desde que seja possível conduzir o processo e o Coachee se sinta seguro e a vontade para o realizar.

O processo de Coaching acaba quando o Coachee atinge o resultado esperado, por isso se considera que, a quantidade máximas de sessões é apenas uma sugestão de limite, visto que o objetivo do processo não é realizar todas as sessões, mas que o Coachee possa chegar ao seu objetivo de forma rápida, direta e eficiente, gerando nele autoconhecimento e desenvolvimento.

O QUE VOCÊ NÃO PODE PERDER

LIDERANÇA E CARREIRA

Por |2020-04-13T10:24:53-03:00abril 13th, 2020|Artigos|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar um comentário

Ir ao Topo