Afinal de contas o que é o Wellness Coaching? Para quem este tipo de coaching traz benefícios?

Antes de te responder, vamos fazer uma analise bem sucinta da época em que estamos vivendo.

Estamos numa época onde tudo acontece muito rápido. Cada vez mais vemos pessoas estressadas, ansiosas ou com algum tipo de transtorno emocionais.

Não se consegue manter uma agenda equilibrada. Parece que tudo é urgente e estamos deixando de fazer o que é importante, e tantas outras situações.

O estresse no ambiente profissional é tão grande que ganhou uma classificação específica e é chamado de Burnout. As evidências deste tipo de estresse são:

  • Indisposição para acordar cedo e ir para o trabalho;
  • O desejo muito forte de mudar de profissão;
  • Comportamento reativos e menos proativos;
  • Desgaste exagerado em determinados relacionamentos;
  • Tantas outras evidências.

Se você se vê em parte deste cenário ou completamente submerso nele, talvez seja aconselhável usufruir dos benefícios deste tipo de coaching.

Mas antes de ter certeza e tomar a sua decisão, vamos entender o que é isso.

Começando pelo significado das duas palavras, Wellness e Coaching:

Wellness em inglês significa bem-estar que, segundo o Cambridge Dictionary é a condição de ser saudável.

Coaching, trata-se de um processo que engloba ferramentas e técnicas de diversas áreas, com o intuito de ajudar a pessoa se desenvolver para atingir os seus objetivos

Então podemos dizer que o Wellness Coaching é o processo que ajuda as pessoas a atingir o seu estado de bem-estar e seus objetivos pessoais e profissionais, com a utilização de um processo padronizado, técnicas e ferramentas das mais diversas áreas do conhecimento.

Talvez você esteja pensando “uma descrição muito bonita, mas eu não entendi nada!”

Então vamos pelo começo…

O porque desta modalidade de Coaching?

Se voltarmos para o começo desta publicação e pensarmos sobre, podemos concluir que o Wellness Coaching surgiu pela necessidade das pessoas superarem os obstáculos da vida, gerenciando a reverberação dos problemas de uma área em outra, permitindo que seja possível fazer o gestão do tempo e tudo que tem as levados ao estresse, ou qualquer outro tipo de problema.

A alguns anos, os mais experientes podem confirmar, a vida pessoal e profissional era totalmente separadas.

Com o passar do tempo, conforme foram sendo agregadas novas tecnologias, foi se aumentando a velocidade das mudanças, as prioridades foram sendo alteradas e passamos a ter um ritmo acelerado.

Perdemos a sensibilidade do tempo, hoje tudo passa muito rápido, a informação está na palma da nossa mão e podemos conhecer em detalhes quase qualquer parte deste planeta na hora que quisermos.

Em contrapartida, atualmente vemos cada vez mais pessoas buscando pela qualidade de vida, buscando um equilíbrio.

Quando damos muita ênfase a apenas uma área da nossa vida, deixando de lado ou dando pouca atenção as outras, criamos um desequilíbrio que pode a diversas patologias e consequências indesejadas.

Por exemplo: Quando se foca em objetivos profissionais e deixamos de cuidar da família, corremos o risco de termos sérios problemas de relacionamento entre os cônjuges ou até relacionados a educação dos nossos filhos.

Logo, podemos concluir que o Wellness Coaching surgiu com o objetivo de ajudar as pessoas a terem um bem-estar generalizado, considerando o indivíduo como único e, por isso, é necessário olhar para o todo ao realizar objetivos específicos.

Como é o processo do Wellness Coaching?

Diferente de um processo tradicional de coaching que muitas vezes pode focar apenas em uma área específica sem considerar o bem-estar geral na vida da pessoa, o Wellness Coaching tem como objetivo obter o bem-estar através de ações nas mais diversas áreas da vida de uma pessoa.
Abrindo um parênteses.
O nosso processo sempre envolverá um trabalho de identificação do estado do cliente. Nunca atuamos de forma pontual sem saber como você está e se, o que irá realizar, não irá impactar ainda mais uma vida que já esteja conturbada. Ou seja, você é uma única pessoa, independente, do seu objetivo profissional, pessoal ou qualquer outro.
Fechando este parênteses.

Quais áreas são trabalhadas com o Wellness Coaching?

Físico
Já se sabe que o exercício físico é fundamental para que possamos usufruir do bem-estar, tendo mais disposição, saúde e qualidade de vida. No processo de Wellness Coaching, o Coach ajudará o seu cliente a manter uma constância de exercícios, além de fazer o acompanhamento médico, nutricional entre outros necessários para o seu objetivo.
Emocional

O Wellness Coaching irá ajudar no desenvolvimento de habilidades emocionais que irão contribuir para o bem-estar geral do cliente. Podendo ser trabalhando a flexibilidade, comprometimento, resiliência, autoconfiança, equilíbrio emocional e inteligência emocional.

Ocupacional
Neste aspecto de desenvolvimento estão incluídas todas as habilidades, competências, comportamentos, valores, motivação e realização profissional. O Wellness Coaching irá ajudar no aprimoramento e aperfeiçoamento, na performance e no desempenho para que o pessoa encontre o significado que o estimule na área profissional.
Intelectual
O wellness coaching trabalha o senso crítico, a criatividade, os potenciais, os dons e talentos que podem ser desenvolvidos e aprimorados no indivíduo.
Neste sentido, são trabalhadas diversas técnicas e ferramentas com foco no desenvolvimento intelectual e mental dos participantes submetidos ao processo.
Social
Considerando que o ser humano é relacional, é necessário trabalhar as interferências negativas existentes nos relacionamentos, potencializando os aspectos positivos.
Desta maneira o Wellness Coaching estimula o individuo a melhorar os relacionamentos com cônjuges, familiares, amigos e colegas de trabalho.
Espiritual
Apesar do nome “Espiritual”, não está relacionado diretamente a nenhuma crença que as pessoas possuem, isso não quer dizer que a pessoa não possa fazer o desenvolvimento dela.
O foco estará no desenvolvimento de sentido para a vida da pessoa e as relações entre as diversas áreas de sua vida.
Assim será possível enfrentar melhor os problemas da vida, os conflitos consigo mesmo e resolver as situações pendentes, possibilitando em encontro com uma vida mais equilibrada.

O que o coach não faz?

O coach não irá lhe dar receitas nutricional, treino físico, te ajudar resolver problemas emocionais e nem te dizer o que vocÊ deve fazer em cada uma das área de sua vida.
Talvez você possa estar se perguntando: “Então o que o Coach faz?”

Isso será respondido na próxima pergunta!

Qual o papel do Coach?

O coach tem a responsabilidade de te ajudar a encontrar as melhores soluções para se atingir o bem-estar geral da sua vida. Irá utilizar de técnicas e ferramentas que te ajudarão a definir objetivos atingíveis, não necessariamente fáceis, ações que te levarão ao objetivo e lhe acompanhará durante todo o processo para lhe ajudar a ser mais eficaz.

Quer saber mais ou quer buscar o equilíbrio tão necessário para a sua vida?

Clique no ícone do WhatsApp e marque uma sessão gratuita.